top of page

O I Seminário Internacional de Direitos Humanos (SIDH) foi realizado em 2001, com a parceria e intercâmbio entre professores/pesquisadores da Universidade Católica Dom Bosco e da Universidade de Salamanca/Espanha. Os laços foram se ampliando por meio da realização de eventos nos dois países e com a inclusão de outras instituições internacionais (Complutense de Madrid/Espanha, University of Washignton/EUA, Universidad de Rozário/Argentina) e instituições brasileiras (UFMS, UEMS, UFGD, UFPB, UFPE, UMESP, UNIMEP, UNICENTRO, entre outras).

A partir destes intercâmbios, foi criado o FIIDH – Fórum Internacional e Interinstitucional de Direitos Humanos, ao qual este Seminário esteve filiado ao longo de suas edições seguintes. Dessa forma, este evento conta com a participação de distintos professores pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, além de instituições ligadas à educação e aos Direitos Humanos. 

Da primeira à nona edição, o evento se constituiu como Seminário Internacional e Interinstitucional de

 

Direitos Humanos com os seguintes temas:

  • I SIDH: Direitos Humanos na América Latina e Europa: perspectiva comparada (UCDB, 2002);

  • II SIDH: Direitos Humanos sob a visão da cultura da diferença (UCDB, 2003)

  • III SIDH: Direitos Humanos e Diferenças Culturais na Europa e América Latina: perspectivas comparadas (UCDB, 2004);

  • IV SIDH: Direitos Humanos e as Diferenças Culturais na Europa e América Latina: perspectivas comparadas (UCDB, 2005);

  • V SIDH: Questões Atuais dos Direitos Humanos no Contexto da Globalização (UCDB, 2007);

  • VI SIDH: Jornadas Virtuais Iberoamericanas de Direitos Humanos (UCDB, 2008);

  • VII SIDH: II Jornadas Virtuais Iberoamericanas de Direitos Humanos (UFMS, 2009);

  • VIII SIDH: Diversidade Sóciocultural, Multiplicidade e Educação em Direitos Humanos (UCDB, 2011);

  • IX SIDH: Diversidade Sociocultural e Educação em Direitos Humanos (UCDB, 2012);

 

A partir de 2013, o evento foi convertido em Congresso, já na sua décima edição, quando passou a ser coordenados pela UCDB e UFMS, cuja realização é realizada de forma intercalada, anualmente. Essa transição fortaleceu o desenvolvimento de pesquisas científicas, em especial relacionadas a grupos de pesquisas e consolidou o caráter científico do evento, envolvendo alunos, pesquisadores e professores do Brasil e do Exterior em uma rede de colaboração e diálogo.

O X Congresso Internacional de Direitos Humanos (X CIDH), teve como tema “Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade Sociocultural: crises e desafios do século XXI”, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores, que trataram sempre de temas relacionados aos fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos, bem como a prática dos Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Esse encontro demonstrou ser um espaço privilegiado de interlocução sobre a dimensão cultural (diversidade) relacionada aos fundamentos e prática dos Direitos Humanos, assim como sempre privilegiou o diálogo entre acadêmicos e pesquisadores nacionais com outros educadores de diferentes níveis e países (Espanha, EUA, Argentina, Alemanha), sobre as práticas dos Direitos Humanos em contextos interculturais, enfatizando a autonomia e a educação em Direitos Humanos.

O XI CIDH, em 2014, desenvolveu o tema “Migração e Tráfico de Pessoas nas Fronteiras”, aprofundando os estudos desenvolvidos nas edições anteriores e atribuindo uma nova dimensão a temática, teorizando sobre uma temática tão iminente na contemporaneidade.

O XII CIDH, em 2015, propôs o tema “Fronteiras dos Direitos Humanos: Direitos Humanos nas Fronteiras”, dando prosseguimento a uma série de encontros que vem tratando de temas relacionados as fronteiras políticas, culturais, sociais e geográficas, sem perder de vista a discussão central do evento, sobre as práticas dos Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos.

A XIII edição do Congresso Internacional de Direitos Humanos, em 2016, teve como tema “Migração e Direitos Humanos nas Fronteiras”, enfocando o conceito de Migração e Fronteiras, entendido aqui não em oposição a outros contextos globais, e sim como forma de particularidade e de complemento, de trânsito e intercâmbios. Mato Grosso do Sul possui situação especial com relação a esta temática das fronteiras e tráfico de pessoas. Como as outras regiões do Brasil e de outros países apresentam situações semelhantes, esse cenário propiciou o debate entre estas várias realidades e incentivou a reflexão acadêmica a partir das práticas e estudos dos Direitos Humanos nas fronteiras.

O XIV Congresso Internacional de Direitos Humanos, em 2017, teve como tema Trabalho, Direitos Humanos e suas Fronteiras. Já consolidado como um relevante espaço de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, não só do Estado de Mato Grosso do Sul, mas de diferentes Instituições de Educação Superior do Brasil e de fora do país, o CIDH vem estreitando o diálogo entre o aprendizado acadêmico e outras formas de conhecimento. Nesse ano, pudemos destacar a realidade regional das situações de fronteira para os imigrantes internacionais, no contexto da aprovação de um novo marco jurídico para imigrantes estrangeiros no Brasil, como sua principal temática e as condições de sobrevivência desses sujeitos, principalmente quanto ao trabalho.

O XV Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizado em 2018, deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores teve como tema Direitos Humanos, Diversidade de Gênero e Trabalho – vem dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores, os quais trataram sempre de temas relacionados aos fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos, assim como da prática dos Direitos Humanos no Brasil e em outros países. Este evento pretende, também, ser um espaço privilegiado de interlocução sobre a dimensão cultural (diversidade) relacionada aos fundamentos e prática dos Direitos Humanos, assim como privilegiar o diálogo entre acadêmicos, professores e profissionais nacionais com outros pesquisadores de diferentes níveis e países, sobre as práticas dos Direitos Humanos em contextos interculturais. 

O XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos foi realizado em 2019 e tratou do tema Perspectivas de Direitos Humanos, Políticas Públicas e Inovação com o objetivo de fomentar e contribuir com o avanço da produção e disseminação do conhecimento em Direitos Humanos, com foco nas diversas perspectivas de Direitos Humanos, Políticas Públicas e Inovação, acolhendo novas abordagens científicas em variadas dimensões, que permitam partilhar construção teórica e práticas inovativas.

O XVII Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizado em 2020, teve como tema central Direitos Des(Humanos) em Tempos de Pandemia. Considerando a afetação de milhões de seres humanos pela pandemia do coronavirus, o XVII CIDH, apoiado numa base ética, oportunizou a pesquisa, debate e promoção de conhecimento interdisciplinar  – Político, Jurídico, Judicial, Econômico, Social, Ideológico e Cultural – sob uma perspectiva internacional e atendendo uma análise crítica construtiva das temáticas relacionadas.

Histórico de Realização dos Eventos

bottom of page